top of page

FLEXIBILIDADE CURRICULAR

A flexibilidade curricular, possibilita ao aluno promover outras trajetórias formativas, em áreas afins e/ou correlatas ao curso de graduação escolhido, desde que estas contribuam para sua formação profissional, desenvolvendo suas potencialidades e contribuindo com a sua autonomia intelectual e profissional diante do mundo do trabalho em constantes mutações.

Foram previstos instrumentos de flexibilidade curricular verticais e horizontais, para melhor aproveitamento dos alunos.

Flexibilização vertical: é entendida como a organização das disciplinas ao longo de semestres. Como fomento, o curso conta com 210 horas na Matriz 37 e 120 horas na Matriz 62 a serem cursadas em disciplinas eletivas, sendo estas disciplinas de formação livre, para que o aluno possa ampliar sua formação em qualquer campo do conhecimento, com base estrita no seu interesse individual.

De modo a oportunizar esta ação, estas unidades curriculares eletivas podem:

  • Serem cursadas dentro do curso, visto que unidades curriculares opcionais são ofertadas com regularidade pela coordenação;

  • Serem cursadas dentre as disciplinas regulares ou optativas dos outros cursos do Campus Londrina: Engenharia Ambiental, de Materiais, Mecânica, de Produção, Licenciatura em Química ou Tecnologia em Alimentos.

  • Serem cursadas em outro Campus da UTFPR,

  • Serem cursadas em universidades parceiras (nacionais ou estrangeiras);

 

Flexibilização horizontal: Regida pelas componentes curriculares de Atividades Complementares (AC) e de Atividades Acadêmicas de Extensão (AAE), baseia-se na ampliação do conceito de currículo, de acordo com o qual se entende que várias atividades com o intuito de que o aluno obtenha conhecimentos adicionais ao curso, de acordo com o seu perfil pessoal, permitindo que ele complemente a formação humana e profissional, participando em atividades ligadas a línguas estrangeiras, atividades culturais, esportes, dentre outras.

Também, ao decorrer da graduação o aluno pode experienciar atitudes esperadas pelo perfil profissional proposto, incentivando-o a interagir com a sociedade por meio de projetos de extensão e voluntariado, projetos acadêmicos, tais como, programas de iniciação científica e programas de monitoria, bem como, a interação do curso com empresas e entidades vinculadas ao mundo do trabalho por meio de visitas técnicas, dentre outros

bottom of page