top of page

MOBILIDADE ACADÊMICA

Entende-se por mobilidade acadêmica o processo que possibilita o afastamento temporário do estudante matriculado em uma Instituição de Ensino Superior, para estudar em outra, prevendo que a conclusão do curso se dê na instituição de origem.

A UTFPR possui o Programa de Mobilidade Estudantil (PME), cujo objetivo é propiciar a mobilidade acadêmica de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação.

O programa é regido por regulamento próprio e abrange a Mobilidade Estudantil Nacional e a Internacional.

 

Mobilidade Estudantil Nacional (MEN)

A Mobilidade Estudantil Nacional (MEN) abrange estudantes da UTFPR regularmente matriculados em cursos de graduação e os de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras e/ou de Instituições de Ensino Superior do Estado do Paraná que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro e segundo semestres letivos do curso, e que possuam, no máximo, uma (01) reprovação por período letivo.

O programa tem por objetivo promover o intercâmbio entre estudantes da UTFPR e de Universidades Federais e Estaduais Paranaenses conveniadas, proporcionando-lhes a possibilidade de ampliar seus conhecimentos por meio das vivências em outras Instituições de Ensino Superior.

O regulamento da UTFPR disponibiliza ainda a seus alunos a possibilidade de Mobilidade Interna, pela qual os acadêmicos podem cursar até dois semestres em outros Câmpus da UTFPR, condicionada à existência de vagas no curso de destino.

 

Mobilidade Estudantil Internacional (MEI)

A UTFPR conta com a cooperação acadêmica com os países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, EUA, França, Inglaterra, Inglaterra/Reino Unido, Itália, Japão, México, Moçambique, Paraguai, Polônia, Portugal, Romênia, Suécia e Ucrânia, conforme relação de Convênios e Parcerias, publicado em agosto de 2016 no documento de Acordos Vigentes.

A Engenharia Química UTFPR-LD também possui acordo de dupla diplomação com universidades internacionais, entre as quais encontram-se a Université de Technologie de Compiègne (UTC), na França e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, sendo que o curso de Engenharia Química da UTFPR Campus Londrina já estabeleceu acordo de dupla diplomação com ambas instituições.

Os convênios (MEN) e (MEI) são formalizados pela Diretoria de Relações Interinstitucionais– DIRINTER, cuja incumbência é garantir as relações de todos os Campus da UTFPR com instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, por meio dos respectivos Departamentos de Relações Interinstitucionais - DERINT’s.

bottom of page